Criando nossos filhos para Deus

“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão.” (Salmos 127:3)

Amados em Cristo, como está hoje o seu relacionamento com a família? Com seus filhos? Com seu esposo (a)? Qual o tempo que você tem dedicado ao Senhor e ao estudo da palavra de Deus? Qual o significado da palavra de Deus em sua vida? Qual o modelo você tem sido para seus filhos? Como você tem ensinado os seus filhos?
Todos nascemos em pecado, e a criança não vem ao mundo com a vontade de amar, de ajudar, de fazer o bem. “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. (Salmos 51:5). Por isso, é dever dos pais, ensinarem com amor, os filhos nos caminhos do Senhor: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda que for velho não se desviará dele.” (Provérbios 22:6).
A mãe do falecido cantor Cazuza, deu uma entrevista à Revista Veja em 26.04.1989, sobre a vida de seu filho. Ela se arrepende de não tê-lo educado e o repreendido quando criança e adolescente. Ela o deixou livre, e o final de sua vida, foi decorrente a falta de correção e disciplina. Como sabemos, Cazuza faleceu aos 31 anos com o vírus da AIDS. “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina”. (Provérbios 13:24).
Como diz as escrituras, os filhos que não são criados no caminho do Senhor, só vem a envergonhar a sua mãe. “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” (Provérbios 29:15). Ninguém é perfeito, temos falhas e defeitos, mas a palavra de Deus nos foi deixada para isso; para buscarmos ser semelhantes a Cristo e andarmos no seu caminho que é a verdade e a vida.
Os pais não devem transferir o dever de ensinar a palavra de Deus aos filhos, à igreja, a escola, a babá, etc. Estes podem ajudar e colaborar no ensino, mas a missão é dos pais. Segundo a palavra de Deus, os pais devem:
1. Ensinar a salvação aos filhos. Ganhar o coração de seu filho para Jesus. No que vamos nos basear? Na palavra de Deus. A Bíblia é autoridade inquestionável. É o único caminho para nós. A palavra de Deus não volta vazia. “Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.” (Deuteronômio 11:19); “E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” (II Timóteo 3:15).
2. Os pais devem ser modelo para os filhos. A palavra de Deus deve ser o nosso estilo de vida 24 horas por dia, todos os dias; vivendo na simplicidade e no amor de Cristo. Jesus é o nosso exemplo de vida e assim devemos ser para com os nossos filhos. “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. (João 13:15)
3. Ensinar aos filhos a andar humildemente com Deus e praticar a justiça uns para com os outros; a amar uns aos outros, ajudar e ser bom uns para com os outros. Como já comentamos, a criança não vem ao mundo boa; e com amor, partindo do principio que a criança não sabe o que é bom e agradável aos olhos do Senhor, ensiná-la a palavra de Deus. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8).
4. Orar pelos filhos. A oração é muito importante, pois o Senhor nos ouve e tudo o que pedimos dentro da sua vontade, Ele realiza. “E a Salomão, meu filho, dá coração integro para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus estatutos, fazendo tudo para edificar este palácio para o qual providenciei.” (I Crônicas 29:19). Também é importante levá-los desde cedo a casa do Senhor para fazer parte da família de Deus: “Havendo-o desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à casa do Senhor, a Silo. Era o menino ainda muito criança.” (I Samuel 1:24).
Portanto, é através do ensino da palavra, da oração e do modelo dos pais que a criança vai andar no caminho da verdade. Segundo a psicóloga Cidinha Aquino, especialista em educação de pais e filhos, é comprovado que os pais que educam os seus filhos na palavra de Deus, são modelo para eles e oram por eles, usam menos correção. E a palavra de Deus assim nos confirma: “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma”. (Provérbios 29:17).O mundo em que vivemos jaz no maligno, por isso é preciso ensinar, exortar e corrigir nossos filhos para que não tropecem nos caminhos deste mundo mal. O mundo é egoísta, enganoso, trapaceiro, corrupto, mal… e vai contra os ensinamentos do Senhor. “Buscamos o ter e não o de ser uma nova criatura”. (Cidinha Aquino).
Há pouco tempo, saiu um noticiário sobre as “pulseiras do sexo”, uma nova moda entre crianças e adolescentes, nas quais cada cor representa algo, que vai desde um abraço até a relação sexual. Então de acordo com o que a criança usa, pedófilos e pessoas más estão atentos para realizar essas maldades com as crianças. Uma menina que usava as tais “pulseiras”, acabou sendo estuprada por três rapazes, que arrebentaram a pulseira e também devido a cor da mesma. A televisão e a internet também são meios de comunicação que os pais devem se atentar. Como têm coisas boas, também têm coisas ruins; e como essas manias correm em alta velocidade e fazem a cabeça das crianças… Se for da moda, todos querem estar dentro para serem aceitos. Muitas crianças criam perfis no Orkut e passam a conversar com pessoas mais velhas e até mesmo a marcarem encontros. Pais, cuide de vossos filhos. Com a correria do dia a dia, o trabalho, o cansaço, etc., muitas vezes deixamos nossos filhos de lado, não conversarmos, não exortamos, não corrigimos, não explicamos sobre os acontecimentos e não falamos da palavra de Deus que é o único caminho para salvação; pois o caminho do mundo só nos leva a perdição e a morte. “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4).
Hoje é comum vermos histórias terríveis contra pais e filhos, filhos contra pais e as famílias sendo destruídas; e a família é o tesouro do Senhor. Um caso com grande repercussão que chocou o mundo foi o caso Isabela, cujo pai e madrasta foram acusados de lançar a menina de 6 anos do sexto andar de seu prédio. Amados (as) só há uma explicação para tais acontecimentos: a falta de conhecimento da palavra de Deus, a desobediência aos seus mandamentos, e não termos Cristo como nosso exemplo, nosso guia, nosso Senhor e Salvador. Assim, permanecemos em pecado e o nosso egoísmo, nossa falta de amor pelo próximo, os nossos interesses sempre falarão mais alto. E ao invés de praticarmos o amor uns para com os outros, praticamos o mesmo que o inimigo veio fazer conosco: matar, roubar e destruir.
As más companhias também levam nossos filhos à perdição: “O que guarda a lei é filho prudente, mas o companheiro de libertinos envergonha a seu pai.”(Provérbios 28:7). As drogas, bebidas alcoólicas, doenças sexualmente transmissíveis também são frutos dessas más companhias.
A palavra de Deus também fala sobre o provimento e ajuda dos pais para os filhos. “Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos sereis pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.” (II Coríntios 12:14).
O perdão também é fundamental em todos os relacionamentos. Como a história do filho pródigo que voltou a casa de seu pai arrependido por ter gasto toda sua herança e assim como Deus nos perdoou dos nossos pecados e suas misericórdias se renovam a cada manhã, também temos que perdoar uns aos outros: “Trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.”. (Lucas 15:23-24).
Dicas para criação dos filhos à luz da palavra de Deus:
Procurem realizar as refeições sempre em família, agradecendo a Deus por toda sua provisão. Ensinar os filhos desde cedo a serem gratos e a louvarem ao Senhor por tudo o que Ele tem feito.
Ore junto com seus filhos e com toda a família. Como diz a palavra de Deus: orai sem cessar. Ore sempre pelos seus filhos, pedindo que Deus os guie no seu caminho.
– Estude a bíblia junto com os filhos. Pode se escrever cartões com os versículos e os incentivar a decorar a palavra. Como diz a palavra de Deus, todo o momento é tempo para ensinar a palavra. Ensine ao seu filho sobre a salvação, sobre o amor a Deus e ao próximo, e a seguir os passos de Jesus Cristo. Sempre falar da palavra de Deus aos filhos em todas as circunstancias. Num dia de passeio, momentos em casa, ao acordar, ao se deitar, etc., contando as histórias da bíblia, a salvação por meio de Cristo e como aplicar e cumprir os ensinamentos de Deus todos os dias. Crianças gostam de fantoches, histórias, teatro, música, brincadeiras. Procure usar esses recursos nos ensinamentos.
 Ir a igreja com toda família. Procurar incentivar os filhos a participarem dos encontros na igreja, acampamentos, excursões, reuniões em casa. Assim aprenderão desde cedo a viver em comunhão com a família de Deus.
– Acompanhe e converse sempre com os seus filhos. Pergunte como foi na escola, procure saber tudo o que se passa em sua vida. As amizades, os afazeres, o que tem assistido e pesquisado na internet. Faça parte da vida do seu filho. Não o abandone.
– Seja sempre um modelo para seus filhos. As crianças tendem a copiar e a imitar o que elas vêem. Através do modelo de Jesus, seja o modelo para seus filhos dentro da palavra.
– Corrija seu filho quando este fizer algo errado. A palavra de Deus nos ensina a proceder assim para o bem deles e para o nosso também. “E que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito.” (I Timóteo 3:4).
Seguindo a palavra de Deus que é nosso guia de vida infalível, teremos a certeza de poder descansar no Senhor, pois sua palavra é fiel. “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”. (Provérbios 3:1 e 2). Amém!
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s