O Mormonismo

O Mormonismo

Para melhor conhecermos a história do mormonismo, necessário se torna estuda-lo partindo da sua base, isto é, a vida de Joseph Smith, fundador da seita.

– A vida de Joseph Smith:

 

Nascido no dia 23 de dezembro de 1805, na cidade de Sharon, condado de Windsor, estado de Vermont, Estados Unidos. Tinha mais ou menos 10 anos de idade quando, com seus pais, se mudou para Palmyra, no condado de Ontário, no estado de Nova York. Quatro anos depois, mudou-se novamente para Manchester, também no condado de Ontário.

Joseph Smith foi criado na ignorância, pobreza e superstição. Ainda moço, se decepcionou com as igrejas que conhecia. Foi nesse tempo que teve sua primeira “visão” quando, segundo ele, o Pai e o Filho lhe aparecia denunciando a falsidade de todas as igrejas, com as seguintes palavras: “eles se chegam a mim com os seus lábios mais seus corações estão longe de mim; eles ensinam mandamentos dos homens como doutrinas, tendo aparência de santidade, mais negando o meu poder”

– A segunda visão:

Segundo o relato do próprio Joseph, apareceu-lhe um anjo Moroni, que havia vivido naquela região há uns 1400 anos. Ainda, conforme o próprio Joseph, mórmon, o pai de Moroni, um profeta, havia gravado a história do seu povo em placas de ouro. Quando estavam a ponto de serem exterminados pelos seus inimigos, Moroni enterrava essa placa aos pés de um monte próximo a Palmyra. Nessa visão, Moroni indicou a Joseph o lugar onde as placas haviam sido escondidas, e lhe emprestou umas pedras especiais, um certo tipo de lentes, chamadas “Urim” e “Tumim”, com as quais Joseph Smith poderia traduzir os dizeres destas placas.

Depois de conseguir as placas de ouro e as lentes, Joseph, sentado por detrás de uma cortina, ditou a um amigo a tradução. Depois devolveu as placas e as lentes a Moroni. Uma vez traduzida, a obra foi publicada pela primeira vez em 1829, recebendo o título de “O livro de Mórmon”.

– Fundação da Igreja

Joseph Smith, cedo encontrou quem o aceitasse como profeta, pelo que fundou a “igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias”. Desde ai, ficou estabelecido como um princípio de doutrina que esta era a única igreja verdadeira e que fora dela não havia meio de salvação para o homem.

Uma série de “revelações” de Joseph Smith foi desenvolvendo a doutrina da igreja e transformando-a, através dos anos, numa forma de politeísmo. Os crentes deveriam edificar uma teocracia, isto é, a teoria de assessoramento de doze apóstolos. As pretensões de domínio de Joseph Smith eram tão elevadas que chegou a lançar a sua candidatura a presidência dos Estados Unidos.

Joseph Smith e seus seguidores sofreram não poucas perseguições, razão porque eram levados a peregrinar de um a outro ponto da América, para estabelecer uma colônia e fundar o reino de Deus. Encontraram acolhidas em Illinois, onde erigiram a cidade “Nauwoo”. Aí acusados de grosseira imoralidade, de falsificação, de abrigar criminosos foragidos da justiça e de outros delitos, Joseph Smith foi preso, porém uma turba invadiu a cadeia e matou a tiros tanto Joseph como seu irmão Hyrum.

– Divisão da igreja:

Depois da morte de Joseph Smith , a igreja se dividiu. A primeira facção seguiu a liderança de Brigham Young, fiel discípulo do “profeta” Smith. Como ainda eram muitas as perseguições que sofriam nessa época, Young e aqueles a quem liderava, após penosa peregrinação, em julho de 1847 chegaram ao estado de Utah, na cidade de Salt Lake City, fundaram a sede da igreja, uma espécie de quartel-general de onde o mundo seria alcançado pelos apóstolos do mormonismo.

A maioria decidiu ficar sob a direção de um filho de Joseph Smith, e se separou dos demais, permanecendo no estado de Missouri. Chamaram-na “igreja reorganizada de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias”. Essa igreja tem prosperado e permanece, embora seja menor que a de Utah.

Das várias facções que surgiram depois da morte de Joseph Smith, outra digna de menção é a “igreja de Cristo do lote do templo”, com sede em Bloomington, estado de Illinois. Segundo as “revelações” recebidas, convenceram-se que Sião, o lugar do regresso de Cristo à terra, será em Bloomington, e não na Palestina. Crêem que ele terá o seu templo em certo lote da área onde está a sede desta igreja.

 

­- O livro de Mórmon

 

Mostraremos agora um resumo das palavras do próprio Joseph Smith, que originaram o livro de Mórmon. Cabe-nos a perguntar: o livro de mórmon é também a palavra de Deus? Tem ele o significado e o valor que os mórmons dizem ter? Esperamos responder essas duas perguntas no decorrer deste e do próximo texto.

– O que é o livro de Mórmon:

A primeira edição do livro de mórmon para o português apareceu no ano de 1938, e, até o ano de 1975 já havia sido impressas seis edições. O livro de mórmon compõe-se em 15 livros, divididos em capítulos e versículos, tal como a Bíblia Sagrada. Os seus livros estão dispostos da seguinte maneira:

Nome do livro                                            Capítulos                                            Versículos

1° livro de Nefí                                                      22                                                618

2° livro de Nefi                                                      33                                                779

Livro de Jacó                                                        07                                                203

Livro de Enos                                                                   01                                                  27

Livro de Jaron                                                       01                                                  15

Livro de Omni                                                      01                                                  30

As palavras de Mórmon                                        01                                                  18

Livro de Mosiah                                                    29                                                783

Livro de Alma                                                       63                                              1943

Livro de Helamã                                                   16                                                497                                      3° livro de Nefí                                                     30                                                765

4° livro de Nefí                                                      01                                                  49

Livro de Mórmon                                                  09                                                227

Livro de Éter                                                         15                                                433

Livro de Moroni                                                    10                                                163

No seu todo, o livro de mórmon soma um total de 239 capítulos e 6553 versículos. Nele são citados capítulos inteiros da bíblia, por exemplo: 1º livro de Nefí 20 é igual a Isaías 49; 2º livro de Nefí, cap. 12 a 24, são iguais a Isaías 2 a 14; 3º livro de Nefí, cap. 24 é igual a Malaquias 4; 4º livro de Nefí, 12 a 14 é igual a Mateus 5 a 7; Moroni 10 é igual a 1ª Coríntios 12.

Não obstante o livro de Mórmon ser até certo ponto uma paráfrase da Bíblia Sagrada, mal feita, ele condena a bíblia como um livro mutilado e eivado de erros, que satanás usa para escravizar os homens. Isto é dito textualmente no 2° livro de Nefí, 13:28,29 ; 29:3,6.

São muitíssimas as provas que o livro de Mórmon é obra do homem e não de palavra de Deus. Dentre essas provas destacam-se as seguintes:

  1. A opinião mais comum entre os estudiosos do mormonismo é que o conteúdo do livro de mórmon, em grande parte, foi tomado dum romance de Salomão Spauding, um pastor presbiteriano aposentado que escreveu uma história fictícia dos primitivos habitantes americanos.
  2. As descobertas arqueológicas e os estudos históricos, provam que os primeiros habitantes da região indicada no livro de Mórmon, eram muito diferentes da descrição que ele dá quanto aos costumes, nomes, caráter e línguas desse suposto povo.
  3. O livro de Mórmon contém mais ou menos 10000 citações diretas da versão da Bíblia Inglesa “King James”(Versão do Rei Thiago) publicada em 1611.
  4. O livro pretende ser a tradução das placas de ouro enterradas desde o ano 420 até 1823, contudo cita com precisão capítulos inteiros duma obra publicada em 1611. Isto é inconcebível!
  5. O livro foi escrito numa linguagem paupérrima, porém quando cita a Bíblia, o profeta Isaías, por exemplo, mostra erudição de linguagem. Isto é mais uma prova de que esses textos foram copiados diretamente da bíblia.
  6. O livro de Mórmon põe na boca de personagens que viveram séculos antes de Cristo, palavras que a Bíblia atribui a Nosso Senhor; ou põe na boca do Senhor palavras que só poderiam sair da boca dum homem inculto.
  7. É estranho que Joseph Smith não mostrasse as placas de ouro a ninguém mais, além das três testemunhas abaixo, para que seu testemunho fosse confirmado.
  8. Olivier Cowdery, David Whitmer e Martins Harris, que são citados em “o testemunho do Profeta Joseph Smith”, como tendo visto as placas de ouro donde Smith traduziu o livro de Mórmon, o próprio Smith os chama depois de “ladrões e mentirosos demasiadamente maus para serem mencionados” (Smith HISTORY OF THE CHURCH, 4 pág. 461)
  9. Para tão volumoso conteúdo do livro de mórmon, as placas de ouro de Joseph Smith descreveu, requerem um trabalho microscópico e algo miraculoso.
  10. Os muitos erros gramaticais e de conteúdo do livro de mórmon o faz obra de homem e não palavra de Deus.

– O “profeta” Joseph Smith

Como o caráter de qualquer movimento ou religião é de certa forma uma expressão do caráter do seu fundador, é evidente que quanto mais conhecermos a respeito de Joseph Smith, melhor conhecermos o mormonismo, também chamado “a igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias”.

Foi Joseph Smith um profeta de Deus? Ou foi ele um falso profeta? Sobre este assunto, trataremos neste texto.

  • Como julgar um profeta:

Deus mesmo dá-nos a receita de como julgar um profeta para se saber quando ele fala da parte do Senhor ou fala de si mesmo; quando ele é um verdadeiro ou falso profeta. Diz Deus:

O profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Sabe que quando esse profeta falar, em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir nem suceder, como profetizou esta é a palavra que o Senhor não disse; com soberba falou o tal profeta: não tenhas temor dele” (Dt 18:20-22).

“Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti, e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, e disser: vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador” (Dt. 13:1-3).

A luz dos dois textos são duas as maneiras de se julgar se o profeta é falso: 1°- Se a palavra que ele proferir não se cumprir; 2º- Se a palavra que ele proferir se cumprir, mas se prevalecer disto para conduzir as pessoas a se afastarem de Deus e a seguirem a outros deuses ou pessoas.

– Profecias de Joseph Smith:

 

Vamos mostrar algumas das “profecias” de Joseph Smith pesadas na balança de Deus e achadas falsas.

  1. Concernente à nova Jerusalém e seu templo (Ap. 21:22).

Segundo esta profecia, a nova Jerusalém e o seu templo devem ser erigidos no estado de Missouri, nos Estados Unidos, nesta (atual) geração (doutrinas e convênios, seção 84. 1-5)

Ratificando esta profecia, Orson Pratt, apóstolo do mormonismo, declarou ostensivamente: “os santos dos últimos dias esperam em cumprimento desta profecia durante a geração da existência (em 1832), assim como esperam que o sol nasça e se ponha amanhã. Por quê? Porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas as suas promessas” (revista de discursos, v.9 pág. 71).

  1. Concernente a Sião, no estado de Missouri.

Em “doutrinas e convênios”, seção 97.17, Joseph Smith declarou que Sião “não poderá cair, nem ser removida de seu lugar”.Ele se referia a falsas profecias já proferidas sobre o estabelecimento de Sião no estado de Missouri, EUA. Isso nunca aconteceu, nem acontecerá, uma vez que segundo a bíblia, a Sião terrestre é Jerusalém, e a celeste é a cidade santa dos remidos.

  1. Concernente a sua casa em Nauwoo.

Ele profetizou que a sua casa em Nauwoo haveria de pertencer a sua família para sempre (doutrina e convênios, seção 124.56-60). Porém, após a morte de Smith, os mórmons deixaram a cidade e sua casa não pertence a nenhum de seus familiares.

  1. Concernente a seus inimigos.

Aplicou a si mesmo o texto de 2 Nefi 3.14, dizendo que os seus inimigos seriam confundidos e destruídos ao procurarem destruí-lo. No entanto ele foi morto a bala na prisão de Cartage, no Illinois, no dia 27 de julho de 1844.

  1. Concernente ao nascimento de Jesus.

Falou que Jesus devia nascer em “Jerusalém”, que é a terra dos nossos antepassados (alma 7:10), quando a palavra de Deus diz que Jesus nasceria em Belém da Judéia (Mq. 5:2), profecia que se cumpriu fielmente (Mt 2:1).

  1. Concernente a vinda do Senhor.

A “revista de Oliver B. Huntinton, volume 2, página 166, cita a seguinte profecia de Smith: “os habitantes da lua tem tamanho mais uniforme que os habitantes da Terra, tem cerca de 1,83m de altura. Vestem-se a moda dos quacres, e seu estilo é muito geral, com quase um tipo só de moda. Tem vida longa, chegando geralmente a mil anos”.

Evidentemente Smith jamais sonharia que os homens um dia haveriam de chegar a lua, e verificar que lá não há nenhuma espécie de vida. As condições de massa, temperatura, gravidade e meios não permitem condições de vida na lua semelhante a da terra.

­­- Conclusão:

 

Assim podemos ver que Joseph Smith foi um falso profeta, já que nenhuma das suas “profecias” teve fiel cumprimento.

– Principais doutrinas do mormonismo:

Como as demais seitas até aqui estudadas, o mormonismo também possui suas doutrinas exóticas e antibíblicas. O próprio Joseph Smith, fundador da seita, escreveu aquilo que até hoje é aceito como regras da fé da igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias, as quais estão transcritas a seguir.

  • Cremos em Deus, o pai eterno, e em Jesus Cristo, e no Esp. Santo
  • Cremos que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
  • Cremos que por meio do sacrifício de Cristo, toda a humanidade pode ser salva pela obediência as leis e regras do evangelho.
  • Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, batismo por imersão para remissão dos pecados; quarto, imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.
  • Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, pela profecia e pela imposição de mãos por quem possua autoridade, para pregar o evangelho e administrar as suas ordenanças.
  • Cremos que na mesma organização existente na igreja primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc…
  • Cremos nos dons de línguas, nas profecias, na revelação, nas visões, na cura, na interpretação de línguas, etc…
  • Cremos ser a bíblia a palavra de Deus, enquanto for correta sua tradução; cremos também ser o livro dos mórmons a palavra de Deus.
  • Cremos em tudo o que Deus tem revelado, em tudo o que ele revela agora, e cremos que ele ainda revelará muitas grandes e importantes coisas pertencentes ao reino de Deus.
  • Cremos na coligação literal de Sião e na restauração das dez tribos; que Sião será construída neste continente (o norte-americano); que Cristo reinará pessoalmente sobre a terra, a qual será renovada e receberá a sua glória paradisíaca (relacionado a paraíso).
  • Pretendemos ter o privilégio de adorar a Deus, todo-poderoso, de acordo com as doutrinas da nossa consciência e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, para o adorarem como, ou onde quiserem.
  • Cremos na submissão aos reis, presidentes, governadores e magistrados, como também na obediência, honra e manutenção da lei.
  • Cremos ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens. Na realidade podemos dizer que seguimos a admoestação de Paulo: Cremos em todas as coisas e confiamos na capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável ou louvável, isso nós procuraremos.

– Refutação:

 

Tem assustado a muitos cristãos sinceros o fato de haver tanta semelhança entre determinados pontos deste credo mórmon e a crença bíblica que eles crêem e defendem. Vem o caso de perguntarmos: isto significa que os mórmons comungam com os mesmos princípios espirituais que o cristianismo autentico aceita como doutrina bíblica? A resposta é NÃO! Como a sinceridade duma crença não estabelece a veracidade da mesma, é muito fácil mostrar que na teoria o mormonismo diz crer em tudo isto, enquanto que na prática as suas doutrinas se mostram pura heresia.

Mesmo numa análise pretensiosa da doutrina mórmon, conclui-se que:

  • O Deus e o Cristo do mormonismo não são os mesmos que a bíblia revela.
  • A pena do pecado é muito diferente daquilo que a bíblia diz.
  • A obra expiatória de Cristo tem um significado bem diferente para o mormonismo.
  • Ainda que admita crer nos “princípios e ordenanças do evangelho” o mormonismo os faz monopólio próprio.
  • A vocação ministerial só é legitima quando evidenciada por parte dos mórmons.
  • A igreja cristã fracassou, pelo que o mormonismo com toda a sua hierarquia, é hoje o único representante da verdadeira igreja.
  • A crença mórmon, quando as operações do Esp. Santo, em nada se assemelha a narrativa novitestamentária.
  • A bíblia sagrada é um livro imperfeito, precisando ser suplementada pelo livro de mórmon, doutrinas e convênios, e a pérola de grande valor.
  • A crença mórmon na revelação progressiva de Deus, objetiva estabelecer a canonicidade do livro de mórmon e as chamadas “revelações” de Smith.
  • O mormonismo crê que na manifestação de Cristo, a América do Norte, e não Israel, será a sede do governo milenial.
  • Enquanto admitem crer nas autoridades constituídas, negam obediência ao único e verdadeiro Deus.

Dado ao grande volume de doutrinas defendidas pelo mormonismo, devida a exigüidade de espaço que dispomos para tratar deste assunto, para efeito de estudo, vamos tratar apenas algumas dessas doutrinas.

1- A Bíblia

 

“ A bíblia é a palavra de Deus, escrita pelos homens. É básica no ensino mórmon. Mas os santos dos últimos dias reconhecem que se introduziram erros nesta obra sagrada, devido a forma como este livro chegou a nós. Além do mais consideram-na incompleta como guia…

“Suplementando-a, os santos dos últimos dias possuem três outros livros. Estes, como a bíblia, constituem as obras-padrão da igreja. São conhecidos como O LIVRO DE MORMON, DOUTRINAS E CONVENIOS, e A PÉROLA DE GRANDE VALOR.”

2- Deus

“Agora ouvi, ó habitantes da terra, judeus e gentios, santos e pecadores! Quando nosso pai chegou ao jardim do Éden, entrou nele com um corpo celestial, e trouxe consigo Eva, uma de suas esposas. Ele ajudou a organizar este mundo. Ele é Miguel, o arcanjo, o ancião dos dias! Acerca de quem santos homens tem escrito e falado – ele é o nosso pai e nosso Deus, e o único Deus com que devemos lidar”. (Brigham Young, REVISTA DE DISCURSOS, vol 01, págs 50/51).

3-Jesus Cristo

 

“Ele não foi gerado pelo Esp. Santo…”(revista de discursos, 1-50)

“Jesus Cristo foi polígamo: Maria e marta, as irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e a Maria Madalena era outra. Também na festa nupcial de Cana da Galiléia onde Jesus transformou água em vinho, ocorreu durante um dos seus casamentos” (Brigham Young, WIFE, nº 19, 384).

4- A Igreja

 

“É evidente que a igreja foi literalmente expulsa da terra; nos primeiros dez séculos que seguiram logo após o ministério de Cristo, a autoridade do sacerdote foi perdida dentre os homens, e nenhum poder humano poderia restaurá-la. Mas o Senhor em sua misericórdia providenciou restabelecimento de sua igreja nos últimos dias, e pela ultima vez… foi já demonstrado que essa restauração foi efetuada pelo Senhor através do profeta Joseph Smith.(mediação e expiação, págs 170,171/178).

5- Batismo pelos mortos

 

“Temos aqui (Hb. 6:1,2) a explicação de como as portas de sua prisão poderão ser abertas e eles postos em liberdade; pela crença do evangelho, através do batismo pelos mortos. Os que ainda estão na carne fazem trabalho vicário para os seus mortos e, assim, tornam-se ‘salvadores do monte Sião’!”(o plano da salvação, pág. 32).

6- Matrimônio

 

“O matrimônio, na teologia mórmon, é um contrato sagrado, ordenado divinamente. Sob a autoridade do sacerdócio, um homem e uma mulher são casados não somente para essa vida como maridos e esposas legais, mas também para eternidade” (quem são os mórmons? Pág 13).

7- Castigo Eterno

 

“…Não devemos dar uma interpretação particular a este termo; procuremos entender corretamente o seu significado.”

“Castigo eterno é o castigo de Deus; sem fim é a punição de Deus; ou, em outras palavras, é o nome da punição que Deus aflige, sendo ele eterno em sua natureza.”

– Refutação

O arbitro maior da fé cristã é, não a teologia em si, nem as “visões” dos homens, não importa quem eles sejam, mais a Bíblia Sagrada é a luz dos seus ensinos que os ensinos do mormonismo são refutados, como é mostrado a seguir.

– A Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada fala de si mesma, como:

  1. O livro dos séculos – Salmo 119-89 ; 1Pedro 1-25.
  2. Divinamente inspirada – Jeremias 36-02; 2Timóteo 3-16; 2Pedro 1-21.
  3. Poderosa em sua influência – Jeremias 5-14; Romanos 1-16; Efésios 6:17; Hebreus 4-12.
  4. Absolutamente digna de confiança – 1 Reis 8-56; Mateus 5-18; Lucas 21-23.
  5. Pura – Salmo 19-8.
  6. Santa, justa e boa –Romanos 7-12.
  7. Perfeita – Salmo 19-7; Romanos 12-2.
  8. Verdadeira – salmo 119-142.

Os escritos mais antigos dos pais da igreja primitiva, apoiados pelas mais recentes descobertas arqueológicas, provam que a bíblia é um livro inalterável em conteúdo literário e espiritual.

  • Sobre Deus

 

  1. Deus e Adão são pessoas distintas. Deus é o criador(Gn 1-26), enquanto Adão é a criatura(Gn 1-27).
  2. Deus não é homem – Números 12-19.
  3. Deus é espírito – João 4-24.
  4. Deus é imutável – Malaquias 3-6
  5. Deus é eterno – Salmo 102-26,27.

– Sobre Jesus cristo

 

  1. Jesus Cristo foi gerado por obra do Esp. Santo – Lucas 1-35.
  2. Dizer que Jesus era casado, e que as bodas de cana da Galiléia foi seu próprio casamento, demonstra ignorância quanto ao conteúdo de João 2-2. Muito mais que isto, constitui-se num desrespeito abominável ao Salvador.

 

– Sobre a igreja

  1. A igreja foi estabelecida por Jesus – Mateus 16-18.
  2. A igreja está fundamentada em Jesus – Mateus 16-16,18.
  3. A igreja é vitoriosa sobre o inferno, pelo poder de Jesus – Mateus 16-18.
  4. A igreja será salva da Grande Tribulação pelo poder de Jesus – Apocalipse 3-10.
  5. A igreja será glorificada por Jesus – Efésios 5-25,27.

É evidente que durante séculos, a igreja tem sofrido a perseguição dos poderosos e a rejeição dos presunçosos, contudo, tem brilhado e triunfado..

– Sobre o batismo pelos mortos

  1. Não há nenhuma referência na bíblia, nem na história eclesiástica quanto ao batismo pelos mortos, como uma prática da igreja.
  2. A ênfase de Paulo em 1 coríntios 15-29,30 é sobre a ressurreição dos mortos e não do batismo pelos mortos. A referência de Paulo a esse batismo praticado pelo paganismo, é feita como represália aqueles que ensinavam sobre esse batismo, contudo negavam a possibilidade da ressurreição.

– Sobre o matrimônio

  1. Não obstante aprovado por Deus, o casamento não é um sacramento divino.
  2. Os ressuscitados serão como anjos, os quais não se casam e nem se dão em casamento – Mateus 22-30.

– Sobre o castigo eterno

Se a interpretação mórmon quanto ao castigo dos ímpios é correta, então, o gozo dos salvos não será eterno no verdadeiro sentido da palavra. Assim sendo, como explicar João 6-51; 1 João 2-17 e Mateus 25-46.

Deixe um comentário